Matriz da Comunicação "Se você não for melhor que hoje no dia de amanhã, então para que você precisa do amanhã?" Rabbi Nahman de Brastslav Twitter da Matriz Facebook da Matriz
Orçamento Online | Fale Conosco
 NOTÍCIAS
Plantel BrTexas Genética conquista Tri-campeonato como criadores de Brangus

 

O plantel de Brangus de Dourados/ MS, conquista pela terceira vez, o posto de Melhor Criador no Ranking Nacional da Raça Brangus e, pela segunda vez, de Melhor Expositor

 

Há seis anos no mercado, o criatório é administrado por três sócios que apostam no investimento em melhoramento genético como pilar de animais produtivos, adaptados ao clima tropical e férteis. São eles os mestres em Agronomia e pecuaristas Carlos Alberto Viviani, Fábio Garcia Borges e Orlando Carlos Martins que, juntos, celebram em 2012 a conquista do Tri-campeonato como Melhor Criador de Brangus pelo plantel BrTexas.

 

”Nosso criatório está sediado na fazenda localizada na região de Dourados/ MS aonde trabalhamos para formar um animal mais adaptado ao clima da região Centro-Oeste e, também, um Brangus de porte maior do que aquele criado no Sul do Brasil, na Argentina e Uruguai, pois observamos que estes animais são mais adaptáveis as nossas condições de pastagens e alcançam, com melhores resultados, o acabamento de carcaça desejado pelo mercado”, ressalta Orlando Martins

 

Carlos Viviani complementa que um dos principais diferenciais que esta premiação agrega ao criatório é que o resultado dos animais nas pistas auxilia aos diretores a conceituar o direcionamento do plantel, pois permite ao trio de sócios comparar o trabalho que vem sendo realizado do lado de “dentro da porteira” com os demais criadores e expositores. “Muitas das observações que anotamos servem de referências com relação a orientação de seleção e introdução de genética nova no  nosso rebanho”, ele reforça.

 

História

 

Segundo ele, embora o plantel da raça esteja formado há seis anos, os investimentos realizados pelos sócios já vêm percorrendo uma estrada longa, pois foi em 1997 que eles adquiriram a primeira fazenda para iniciar os trabalhos na pecuária no Mato Grosso do Sul.  Na época, iniciamos o rebanho comprando fêmeas ½ sangue Angus/Nelore ou ½ sangue Simental/Nelore e inseminando estas vacas com sêmen de Brahman, repassando-as com touros Brangus. A produção de bezerros foi excelente já que esses animais eram abatidos aos 2 anos com uma média de 18 arrobas, em regime de pasto”, recorda Orlando Martins.

 

A imersão em pecuária prosseguiu no ano seguinte, quando os sócios viajaram aos EUA para conhecer de perto os trabalhos com rebanho de corte e genética naquele país, visitando fazendas em 11 Estados diferentes e, logo em seguida, viajaram com o mesmo objetivo também para a Austrália. Foi quando optaram por investir na seleção de três raças, sendo elas Brangus, Brahman e Nelore, com foco no melhoramento genético da raça Brangus. “A opção pela raça Brangus levou em consideração as inúmeras vantagens que a raça proporciona, uma vez que a mesma foi formada para unir a rusticidade das raças zebuínas com as vantagens consagradas da raça Angus” ressalta Carlos Viviani.

 

Com relação aos campeonatos conquistados em 2012, Sr Orlando complementa que o resultado obtido graças a superioridade dos animais de geração avançada, reproduzidos por meio da FIV. “No melhoramento da raça Brangus, utilizamos muito as análises estatísticas do nosso programa de melhoramento, buscando sempre a genética ideal que resulte em maior lucro ao produtor” – finaliza Orlando.

Fonte: Matriz da Comunicação

« Clique aqui para voltar

Desenvolvimento
Copyright © - Matriz da Comunicação
Todos os direitos reservados
Contato: (15) 3411-9669
E-mail: luciene@matrizdacomunicacao.com.br