Matriz da Comunicação "Barulho não prova nada. Uma galinha bota um ovo e cacareja como se estivesse botado um asteróide." Mark Twain Twitter da Matriz Facebook da Matriz
Orçamento Online | Fale Conosco
 NOTÍCIAS
Plantel BrTexas Genética conquista Tri-campeonato como criadores de Brangus

 

O plantel de Brangus de Dourados/ MS, conquista pela terceira vez, o posto de Melhor Criador no Ranking Nacional da Raça Brangus e, pela segunda vez, de Melhor Expositor

 

Há seis anos no mercado, o criatório é administrado por três sócios que apostam no investimento em melhoramento genético como pilar de animais produtivos, adaptados ao clima tropical e férteis. São eles os mestres em Agronomia e pecuaristas Carlos Alberto Viviani, Fábio Garcia Borges e Orlando Carlos Martins que, juntos, celebram em 2012 a conquista do Tri-campeonato como Melhor Criador de Brangus pelo plantel BrTexas.

 

”Nosso criatório está sediado na fazenda localizada na região de Dourados/ MS aonde trabalhamos para formar um animal mais adaptado ao clima da região Centro-Oeste e, também, um Brangus de porte maior do que aquele criado no Sul do Brasil, na Argentina e Uruguai, pois observamos que estes animais são mais adaptáveis as nossas condições de pastagens e alcançam, com melhores resultados, o acabamento de carcaça desejado pelo mercado”, ressalta Orlando Martins

 

Carlos Viviani complementa que um dos principais diferenciais que esta premiação agrega ao criatório é que o resultado dos animais nas pistas auxilia aos diretores a conceituar o direcionamento do plantel, pois permite ao trio de sócios comparar o trabalho que vem sendo realizado do lado de “dentro da porteira” com os demais criadores e expositores. “Muitas das observações que anotamos servem de referências com relação a orientação de seleção e introdução de genética nova no  nosso rebanho”, ele reforça.

 

História

 

Segundo ele, embora o plantel da raça esteja formado há seis anos, os investimentos realizados pelos sócios já vêm percorrendo uma estrada longa, pois foi em 1997 que eles adquiriram a primeira fazenda para iniciar os trabalhos na pecuária no Mato Grosso do Sul.  Na época, iniciamos o rebanho comprando fêmeas ½ sangue Angus/Nelore ou ½ sangue Simental/Nelore e inseminando estas vacas com sêmen de Brahman, repassando-as com touros Brangus. A produção de bezerros foi excelente já que esses animais eram abatidos aos 2 anos com uma média de 18 arrobas, em regime de pasto”, recorda Orlando Martins.

 

A imersão em pecuária prosseguiu no ano seguinte, quando os sócios viajaram aos EUA para conhecer de perto os trabalhos com rebanho de corte e genética naquele país, visitando fazendas em 11 Estados diferentes e, logo em seguida, viajaram com o mesmo objetivo também para a Austrália. Foi quando optaram por investir na seleção de três raças, sendo elas Brangus, Brahman e Nelore, com foco no melhoramento genético da raça Brangus. “A opção pela raça Brangus levou em consideração as inúmeras vantagens que a raça proporciona, uma vez que a mesma foi formada para unir a rusticidade das raças zebuínas com as vantagens consagradas da raça Angus” ressalta Carlos Viviani.

 

Com relação aos campeonatos conquistados em 2012, Sr Orlando complementa que o resultado obtido graças a superioridade dos animais de geração avançada, reproduzidos por meio da FIV. “No melhoramento da raça Brangus, utilizamos muito as análises estatísticas do nosso programa de melhoramento, buscando sempre a genética ideal que resulte em maior lucro ao produtor” – finaliza Orlando.

Fonte: Matriz da Comunicação

« Clique aqui para voltar

Desenvolvimento
Copyright © - Matriz da Comunicação
Todos os direitos reservados
Contato: (15) 3411-9669
E-mail: luciene@matrizdacomunicacao.com.br